Histórias d’África – Lava sobre o mar, ao mudar do dia

PUB

A lava magmática do vulcão de La Palma chegou ao mar. Caiu de um barranco com 100 metros de altura no município de Tazacorte como se aguardava há dois dias.

E o que sucedeu foi em certa medida um espectáculo de uma enorme luminosidade provocado pelo violento choque térmico entre a lava que estaria a 700 graus centígrados – após a sua saída do cone vulcânico onde está a temperaturas que variam entre os 1.000 e 1.100 graus – com a água do mar a 25 graus. Logo de seguida uma enorme coluna de vapor pela sdubita evaporação da água do mar.

Pelas 01.30 de hoje ficou-se a saber que não se produziu qualquer fenómeno de vapores ácidos e que a qualidade do ar estava com valores normais.

A reação química deste encontro, da lava magmática e do mar, liberta outros gases além do vapor de água: Ácido clorídrico (HCl), originado pelos sais marinhos. E com o dióxido de carbono (CO2) congruente pela lava diminuirá o pH na zona de forma apreciável, embora não tanto como como sucedeu com a erupção submarina junto à ilha de El Hierro, em 2011, onde o pH do mar baixou três unidades, de 8 a 5, obviamente porque todos os gases da lava se dissolviam no mar.

Por outro lado, o oxigénio vai ser praticamente consumido desaparecendo do volume de água mais próximo à lava.

E o que acontecerá ao ecossistema marinho?

Sofrerá perdas relativas no imediato, mas nem tudo são más notícias: A curto e médio prazo os sedimentos com metais pesados e outros serão assimilados pela natureza e trarão maiores benefícios como como nutrientes e ferro que proporcionarão um ecossistema ainda mais rico.

Também se registará um aumento do volume daquela zona costeira com o acumular da lava magmática num fundo que tem aproximadamente entre os 20 e os 50 metros junto à costa, precipitando-se depois para uma queda entre os 800 e os 1.000 metros de profundidade. Tudo dependerá do tempo que perdure a erupção.

– por José Maria Pignatelli (Texto não está escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico)

PUB IMDENTALCARE